Engravidei! E agora, posso praticar exercícios físicos?

 em Blog, Dicas, Notícias

Praticar exercícios físicos com certa regularidade é extremamente benéfico para a saúde. E quando se trata de uma gestante? Será que é seguro? Pode atrapalhar na saúde e formação do bebê?

Todas essas dúvidas são extremamente comuns e surgem naturalmente na cabeça das futuras mamães. Afinal, daqui para frente, a vida da mulher muda completamente, em todos os sentidos. A gestante passa a aderir certos cuidados que, geralmente, não tinha. A partir do momento que uma mulher engravida, tudo muda, e alterações físicas e hormonais são evidentes! Entre elas, a principal queixa é o surgimento de dores musculares – justamente pela alteração no centro de gravidade da gestante e pela carga de peso que passa a carregar – pelo aumento da lordose lombar e elasticidade.

Nessa fase, as atividades físicas podem ser grandes aliadas, sempre com indicação médica. Para evitar esses incômodos, em uma gravidez normal é recomendado que a mulher mantenha uma rotina de atividades físicas. Dessa maneira trará, para a futura mãe e para o bebê, diversos benefícios para a saúde.

Claro, o ritmo das atividades deve ser menos intenso. Importante ressaltar que a frequência, duração e intensidade dos exercícios devem ser recomendadas por um médico e um educador físico. É fundamental sempre ter o acompanhamento de um profissional.

Benefícios de exercitar-se ao menos 30 minutos por dia, segundo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG):

• Melhora no tônus muscular;

• Redução de dores nas costas, prisão de ventre e inchaço;

• Prevenção ou auxílio no tratamento da diabetes gestacional;

• Melhora do humor;

• Aumento de energia e disposição;

• Melhora no padrão do sono.

Existem atividades físicas que são mais recomendadas para gestantes, como: exercícios de flexibilidade, alongamento e equilíbrio, modalidades aquáticas, pilates e atividades aeróbicas. Apenas lembrando: tome muito cuidado com a intensidade das atividades. Sempre busque o acompanhamento de um profissional.