Janeiro Branco – Vamos falar sobre ansiedade?

 em Blog

A ansiedade possui diversos significados não técnicos, como aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, entre outros. Porém, em termos técnicos, é um quadro mental que pode beneficiar, dependendo da situação e intensidade, ou prejudicar a saúde do indivíduo. 

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, quando em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples por causa do desconforto que sentem, como por exemplo pegar o elevador, ou ir ao mercado.

Esse transtorno está relacionado a reações que acontecem no cérebro e às experiências de vida do indivíduo. Sendo assim, uma pessoa com este caso clínico pode sentir-se ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente; 

Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquele “friozinho na barriga”  normal do dia a dia. Eles aparecem como:

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados;
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;

A melhor forma de diagnosticar esse transtorno é através de um especialista, psicólogo ou psiquiatra, e existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:

  • Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica);
  • Psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra;
  • Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

A maior parte das pessoas começa a se sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento, por isso é importante procurar ajuda especializada. Além disso, passar por sessões de terapia antes de ter o problema em si, pode ajudar a evitá-lo!

           Janeiro é o mês de conscientização da saúde mental, e para começar o ano bem, consulte um psicólogo ou um terapeuta para saber mais sobre alguns cuidados. Os tratamentos podem te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor  e  prevenir adoecimento emocional e mental, como ansiedade, depressão e pânico. 

 

Cuide de sua saúde mental!