Perigos do excesso de açúcar para a saúde

 em Blog

Rico em calorias e pobre em proteínas, vitaminas e minerais, o açúcar consumido no dia a dia não oferece nenhum valor nutricional para a saúde. Pelo contrário, seu consumo exagerado pode interferir de forma negativa em funções metabólicas essenciais, pois consome gradativamente as vitaminas do complexo B e os minerais como o cálcio, fundamental para a formação dos ossos.

Há dois diferentes tipos de açúcar: complexo e refinado. O complexo, presente de maneira natural nas frutas, tem uma digestão mais lenta e gradativa, oferece maior saciedade e evita hipoglicemia por excesso de liberação de insulina.

Já o refinado, passa por um processo químico de branqueamento que elimina praticamente todas as suas vitaminas e minerais, resultando em um alimento calórico e nada nutritivo. Quando consumido em excessivo pode causar diversas doenças, como diabetes, gordura no sangue, cáries e elevação dos triglicérides.

Substituir uma sobremesa pesada por uma variedade de frutas é um hábito simples, mas que reduz e muito os riscos de desenvolver diversas doenças, além de contribuir para uma vida mais leve e saudável.