Na medida certa, o sódio é necessário ao organismo humano

 em Blog

Quando consumido juntamente com o potássio, o sódio contribui para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e o fluxo de sangue normal. Porém, em excesso, ele aumenta o risco de doenças crônicas como hipertensão e problemas cardiovasculares e renais, responsáveis por 63% das mortes no mundo. O alerta é do Ministério da Saúde, já que um terço desses óbitos ocorre em pessoas com idade inferior a 60 anos.

Esses dados alarmantes mostram que o sódio está presente diariamente em nossa dieta, então devemos tomar muito cuidado com a quantidade consumida. Antes de se comprar um alimento industrializado, deve-se optar por itens nos quais ele esteja presente em menor quantidade. Sempre leia o rótulo.

A ingestão diária máxima recomendada é de 2 gramas, o equivalente a 5 gramas de cloreto de sódio, isto é, até 3 colheres de café rasas de sal de cozinha.

Se seguíssemos as recomendações atuais, reduziríamos em 15% as mortes por acidentes vasculares cerebrais e em 10% os óbitos por infarto.

Vale ressaltar que a adoção de um novo estilo de vida com consumo reduzido de sal, depende exclusivamente da atitude de cada cidadão.