Diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya

 em Dicas

O Brasil registra, atualmente, uma epidemia de dengue com mais de 745 mil casos atendidos somente em 2015. Porém, o perigo não para por aí. O país diagnosticou outras duas doenças também transmitidas pelo mosquito aedes aegypti: chikungunya e zika.

7b8ee9139b8403d91f676b3326fb7df5fb8fd23f8aa418399apimgpsh_fullsize_distr

DENGUE 

Sintomas: febre alta que pode durar de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode apresentar sangramentos no nariz e gengiva, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

Tratamento: é preciso procurar atendimento médico para realizar o diagnóstico. Recomenda-se ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue.

CHIKUNGUNYA 

Sintomas: principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue, além de febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas. Em alguns casos, a pessoa pode não desenvolver sintomas.

Tratamento: não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

ZIKA 

Sintomas: o vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos: febre, dores e manchas no corpo. A pessoa também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

Tratamento: assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS.