DOENÇA DO BEIJO: SAIBA MAIS SOBRE A MONONUCLEOSE

 em Dicas

Mononucleose ou doença do beijo é uma infecção causada por vírus e transmitida pela saliva. Muitas vezes, a mononucleose é assintomática, mas é possível ocorrer sintomas parecidos com uma gripe ou resfriado, causando febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e manchas na pele. Pessoas que têm leucemia, linfoma ou usam corticoides podem apresentar quadros mais graves.

É importante ressaltar que, em casos raros, a transmissão da doença pode acontecer pelo compartilhamento de objetos, como uso do mesmo copo ou talher, mas o beijo ainda é a principal forma.

O período de incubação pode durar entre 30 e 45 dias. Em pacientes com imunidade baixa, a doença pode causar complicações como anemia e meningite. Não há um tratamento específico, pois o próprio organismo combate a mononucleose.

O diagnóstico da doença é feito a partir de exames clínicos, como sorologia, para confirmação laboratorial, ou até demonstração do DNA do vírus por técnicas de biologia molecular (usado apenas em casos muito específicos). Para prevenir, é preciso evitar locais com muita gente e contato com pessoas infectadas, além de cuidados com higiene.