Proteja-se de gripes e resfriados com a alimentação correta

 em Dicas

No inverno, as pessoas procuram se proteger do frio em ambientes fechados, isso contribui para a propagação de vírus e bactérias. Se o seu sistema imunológico não estiver forte, as portas de entrada para as doenças típicas da estação ficam ainda mais abertas.

Uma dieta com os itens certos pode ajudá-lo a se fortalecer, e, consequentemente, evitar gripes, resfriados e outros incômodos que surgem nessa época do ano. Basta consumir os chamados alimentos funcionais, que, além de nutrir, são capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do organismo, e, assim, aumentar o bem-estar e reduzir os problemas de saúde.

Veja quais alimentos ajudam a manter sua saúde forte nessa época:

Frutas cítricas
Laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango são ricas em Vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. O consumo diário de duas dessas frutas é a quantidade ideal. Mas, lembre-se que frutas com vitamina C devem ser consumidas frescas. Para conservá-la, depois de cortadas, sele-as com um papel filme e guarde-as na geladeira.

Probióticos 
Leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas (inclusive em suas cascas) e cereais integrais são carboidratos que contribuem para a manutenção da flora intestinal. Se as bactérias do aparelho digestivo não desempenharem adequadamente seu trabalho, as vitaminas e minerais consumidos não serão absorvidos da forma que deveriam. Um dos grandes vilões para a destruição do equilíbrio intestinal é o antibiótico, que, por conta do aumento do índice de doenças, é mais ingerido justamente no inverno.

Ômega 3 
Salmão, atum, sardinha e linhaça devem ser incluídos na dieta. A principal função do ômega 3 contra as doenças de inverno é seu poder anti-inflamatório. É recomendada uma porção de peixe duas ou três vezes por semana. Já a linhaça pode ser consumida diariamente, de duas formas: a semente triturada – como ingrediente para vitaminas ou adicionada à refeição como farinha – e em óleo.
Vegetais com folhas verde-escuras 
Rúcula e agrião são fonte de ácido fólico e excelentes para fortalecer o sistema imunológico. A quantidade mais apropriada é de 250 ml (uma xícara de chá) por dia. Para conservá-los, é indicado o armazenamento na geladeira.

Alho 
Quem nunca ouviu falar que um chazinho de alho faz bem quando aquele mal-estar de gripe aparece? No caso da bebida quente, é bem-vinda a adição de canela, que é um agente expectorante.