Exame Estradiol para ver como está a saúde do útero, das trompas e mamas

 em Exames

O estradiol é um tipo de estrógeno, cujas concentrações variam conforme o período menstrual. Após a menopausa, os níveis de estradiol caem e ficam constantes.

Conforme a idade avança, diminui a função ovariana até a chegada da menopausa. Quando isso ocorre, os níveis de estradiol e progesterona diminuem.

O estradiol desempenha um papel importante:

Auxilia no desenvolvimento do útero, trompas, vagina e mamas;

Altera os órgãos genitais externos;

Distribui a gordura corporal.

O teste também pode ser encomendado para monitorar a terapia hormonal para menopausa, terapia antiestrógeno, para doenças como câncer de mama, ou o funcionamento de tratamentos para fertilidade.

Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade, inclusive os suplementos alimentares, e leve para a consulta. O médico irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.

Geralmente, o exame de estradiol é realizado preferencialmente até o quinto dia do ciclo menstrual.

A interpretação do exame de estradiol depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso, é importante levar em conta fatores como presença ou não de gravidez, fase do ciclo menstrual, idade e se é feito tratamento com reposição hormonal.

Baixos níveis de estradiol em mulheres podem indicar:

Síndrome de Turner;

Baixo nível de hormônios da hipófise (hipopituitarismo);

Disfunção dos ovários (hipogonadismo feminino);

Transtornos alimentares, como anorexia;

Menopausa;

Síndrome do ovário policístico;

Excesso de atividade física.