O que fazer no primeiro trimestre de gravidez

 em Exames

Durante a gravidez, realizar o pré-natal corretamente e ter acompanhamento médico regular é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Contudo, cada fase da gestação requer um cuidado especial. No primeiro trimestre, por exemplo, os exames são voltados à saúde da gestante. Confira alguns dos procedimentos essenciais para fazer neste período.

Hemograma completo: fornece informações sobre a concentração de hemoglobina, plaquetas e leucócitos no sangue.

Glicemia de jejum: utilizado para identificar a presença de açúcar no sangue. Na gravidez, a produção de insulina pode ser insuficiente, resultando na diabetes gestacional.

Tipagem sanguínea: identifica o tipo sanguíneo da gestante e também o fator rh da mãe. Se a gestante apresentar rh negativo e o pai positivo, a criança possui 50% de chance de ser rh positivo também – o que pode fazer com que a mãe produza anticorpos contra as hemácias fetais nas próximas gestações.

Sorologia: capaz de detectar se a mãe possui doenças como HIV, sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatites, entre outros problemas que podem prejudicar também a saúde do bebê.

Coleta de urina: realizada em laboratório, serve para descobrir a presença de infecções.

Parasitológico de fezes: identifica a presença de parasitas ou protozoários responsáveis por provocar a anemia gestacional.

Papanicolau: previne contra o câncer do colo do útero. Caso diagnosticado, o tratamento e a conduta sobre o seguimento da gravidez pode variar de acordo com o médico que acompanha a gestante.

Sexagem fetal: é um procedimento simples e não invasivo que identifica o sexo do bebê no início da gestação.