Intolerância à lactose
por teste genético
por teste genético
Saiba mais sobre o exame genético

Leia no eBook:
• O que é lactose;
• A intolerância à lactose;
• Tipos de intolerância.
• A intolerância à lactose;
• Tipos de intolerância.
O teste genético à intolerância à lactose.
O exame genético de intolerância à lactose tem como finalidade fazer a análise de alguma alteração no gene MCM6 no paciente. É capaz de identificar no paciente as condições que resultam na intolerância à lactose, sendo um teste molecular que faz a pesquisa da hipolactasia (redução da produção de lactase) e possui altíssima sensibilidade e especificidade. O procedimento é realizado através de amostra de sangue por técnica de PCR. Em seguida, é feita a reação de sequenciamento para a detecção da variante genética C/T – 13.910, localizada bi gene MCM6.
Os possíveis resultados do teste genético de intolerância à lactose
O resultado pode apontar como “Genótipo T/T”,”Genótipo C/T” e “Genótipo C/C”. Mas o que isso significa? Os dois primeiros (T/T e C/T) estão associados com a habilidade de digerir lactose (estes são os tolerantes) e o genótipo C/C é o que está associado à intolerância.
A interpretação deste exame deve ser mais cuidadosa na infância. Mesmo que a criança apresente o genótipo C/C, nos primeiros meses de vida o organismo apresenta uma expressão normal da lactase e a redução ocorre ao longo dos anos.
Receba as orientações
e valores no seu e-mail
e valores no seu e-mail