Expectativa de vida x sedentarismo: os benefícios do movimento para uma vida longa e saudável

 em Dicas

Movimentar-se.

Palavra-chave para quem busca saúde e longevidade, pois, além de contribuir para o bom funcionamento do organismo e diminuir o risco de desenvolver diversas doenças que aparecem com a idade, manter o corpo em movimento frequente também influência na expectativa de vida.

Segundo pesquisas, as atividades realizadas no dia a dia, como ficar de pé, proporcionam os mesmos benefícios à saúde do que a prática de exercícios físicos e ajudam a afastar o sedentarismo.

Em contrapartida, para cada hora que uma pessoa passa sentada sua expectativa de vida reduz em 21 minutos – dez minutos a mais do que o uso de um cigarro. Desta forma, um adulto que fica seis horas por dia sentado em frente à TV tem sua expectativa de vida reduzida em quase cinco anos.

Uma das possíveis explicações para essa relação é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Depois de ficar meia hora sentado o corpo liga o “modo repouso” e a taxa metabólica cai. Ficar de pé evita essa queda, pois o músculo permanece rígido, o que consome mais energia. Além disso, a pessoa em pé tende a se movimentar involuntariamente.

Confira algumas dicas para evitar o sedentarismo em pequenas ações do dia a dia e lembre-se: o importante é não ficar parado.

• Utilize as escadas em vez do elevador.
• Prefira sair a pé para ir ao trabalho, almoçar ou fazer compras.
• Faça pequenos alongamentos várias vezes ao dia.
• Mesmo em horas de descanso, evite ficar sentado. Uma caminhada leve faz bem para o corpo e para a mente também.