Microcefalia: o que é e quais são os cuidados necessários

 em Dicas

Doença caracterizada pela malformação congênita em recém-nascidos, a microcefalia resulta no desenvolvimento inadequado do cérebro. Bebês com a anomalia nascem com perímetro cefálico menor do que o normal, habitualmente superior a 33 cm. Cerca de 90% dos casos são associados à deficiência mental, exceto as que têm origem familiar.

O nível de gravidade das sequelas é variável, mas iniciar o tratamento nos primeiros anos de vida pode melhorar o desenvolvimento da criança. Dependendo do quadro, é possível corrigir o problema por meio de cirurgia.

Substâncias químicas e agentes biológicos, entre eles radiação, bactérias e vírus, além de consumo de álcool, drogas e produtos tóxicos durante a gravidez podem causar a microcefalia.

CUIDADOS NECESSÁRIOS DURANTE A GESTAÇÃO

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que não há recomendação do governo para que as mulheres evitem a gravidez no momento, devido à epidemia ocorrida este ano. O indicado é que mulheres que pretendem engravidar conversem com a equipe de saúde de sua confiança, a fim de avaliar as informações e os riscos da gestação.

Para as gestantes, a orientação é de que devem ser feitos o pré-natal e os exames necessários, além de não consumir bebidas alcoólicas e drogas, nem tomar medicamentos sem prescrição médica.

Evitar contato com pessoas portadoras de doenças infecciosas, adotar medidas de redução de mosquitos transmissores de doenças e a proteção contra os insetos, incluindo uso de repelentes específicos para gestantes, são medidas preventivas.