Fertilidade e o Aborto de Repetição

Em nossa série sobre fertilidade, o Pasteur irá esclarecer e explicar importantes tópicos sobre esse assunto que aflige milhares de casais. Um  exemplo disso é  o aborto de repetição, que será o assunto tratado no artigo de hoje. 

Aborto de repetição (AR) se configura como o já conhecido aborto espontâneo, que se repete de maneira consecutiva por três vezes ou mais, e ocorre antes da vigésima ou vigésima segunda semana de gestação, ou quando o feto se encontra com menos de 500g. O AR acontece a cada 1 ou 2% das gestações e causa grande estresse físico e emocional para as grávidas,  gerando grande tristeza, frustração e medo para as mães e pais que aguardavam a chegada do seu bebê.

Além das dores emocionais, este também é um momento de grande desconforto para as gestantes, pois envolve sintomas físicos, incômodos abdominais (cólicas), pequenos sangramentos e eliminação de outros líquidos, dores nas costas, na pélvis e na vagina.  

As possíveis causas podem ser genéticas, endócrinas e/ou metabólicas, anatômicas, imunológicas e hematológicas. Nas causas genéticas as principais motivações são as alterações nos cromossomos, sendo elas 60% das causas do aborto de repetição. Dentre as causas endócrinas estão, principalmente, o hipo ou hipertireoidismo e a diabete. A apresentação de miomas ou malformação do útero entram nas causas abortivas anatômicas.  Por fim, doenças imunológicas como lúpus, esclerose múltipla e a hepatite autoimune também são possíveis causas.  Vale ressaltar que os fatores que geram os abortos sucessivos não partem somente da mulher, mas também do homem. Por isso a importância de um acompanhamento médico mútuo, no momento em que a decisão de ser pais é tomada.

Mas afinal, como podemos identificar e diagnosticar um caso de aborto de repetição? Em primeiro lugar, o acompanhamento com um médico especialista é fundamental. Dentre as formas de identificar ou diagnosticar as interrupções involuntárias estão:  exames genéticos como o cariótipo de sangue e a fragmentação espermática, biópsias para verificar a anatomia do útero e exames hormonais no sangue, como a progesterona e o estradiol. Além disso, se você está sentindo as dores e o desconforto citados acima, procure um médico e explique a sua situação, pois isso pode ser um indício de algum problema gestacional. 

É indicado, segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que o casal procure se consultar e busque a ajuda de especialistas quando os abortos recorrentes já ultrapassam a segunda ocorrência. 

Momentos como o aborto são muito difíceis, mais ainda quando acontecem repetidamente. Evite isso, tomando consciência, entendendo que existem várias origens para o problema, investigando, identificando e tratando da melhor maneira possível, sempre com o auxílio médico. 

O laboratório Pasteur conta com diversos testes e exames que ajudam no acompanhamento de “pais gestantes” ou mesmo os “tentantes” e pode ser seu aliado na busca de uma gravidez saudável. 

Conte conosco!

Ir para o topo
Logo Pasteur

Sobre

O Pasteur

Unidades

Orçamento Empresas

Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Politica de Qualidade

Serviços

Exames Laboratoriais

Check-Ups

Exames Genéticos

Sexagem Fetal

Teste do Pezinho

Toxicológico

Vacinas

Contato

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Logo Pasteur

Redes Sociais

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Posso ajudar?