Qual a importância de prevenir a saúde do coração?

A saúde do coração

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Muitas vezes, o coração não dá sinais claros de que tem algum problema, e por isso, é essencial que os check ups voltados para o sistema cardiovascular sejam feitos rotineiramente.

Check ups completos envolvem diversos exames, de diversas áreas da saúde, como:

  • Eletrocardiograma
  • Ecocardiograma
  • Teste de esforço
  • Holter 
  • Ressonância magnética cardíaca

Esses e outros diversos exames servem para elucidar o médico especialista a respeito da saúde do coração.

Além desses, existem exames de sangue que também servem como suporte na avaliação da saúde cardiovascular. Hoje, com a ajuda do Dr Felipe Botoni de Toledo, trataremos sobre eles.

Os exames

1. Insulina

Provavelmente você já dosou algumas vezes a sua glicemia do jejum, ou seja, seus níveis de açúcar no sangue; mas avaliar esse dado isoladamente pode levar a muitas confusões e, inclusive, atraso no diagnóstico de resistência insulínica, pré-diabetes e diabetes.

Então, o ideal é sempre dosar a insulina do jejum junto com a glicemia, pois, assim, será possível avaliar o quanto seu pâncreas precisou trabalhar naquele momento (lembre-se que você estava em jejum e ele deveria estar de folga nesse momento).

Imagine alguém que ainda está com sua glicemia de jejum normal, mas às custas de muitas horas extras de trabalho do seu pâncreas… isso é a resistência insulínica (uma das faces do pré-diabetes/diabetes) e é a base da maioria das doenças metabólicas que nos matam.

2. Colesterol

Muita gente tem medo do colesterol, mas você sabia que ele é produzido pelo nosso organismo porque é extremamente útil (vital)?

O que importa é a sua qualidade e isso tem grandes influências do nosso estilo de vida (principalmente nossa dieta).

Existem vários tipos de colesterol e sua adequada interpretação faz toda a diferença na hora de predizer as suas chances de entupimento das artérias e, inclusive, influenciar a decisão de prescrever (ou não) remédios para o colesterol.

Hoje não vamos falar sobre os velhos conhecidos “bom” (HDL) ou “ruim” (LDL); queremos que você conheça o terceiro integrante do colesterol total, o triglicérides, certamente a pior “sujeira” do nosso colesterol e que não tem nada a ver com a gordura que comemos… ele é formado a partir dos carboidratos (açúcares) que comemos e bebemos e tem grande poder de estragar o nosso colesterol e entupir as artérias.

3. Colesterol (continuação)

Outra dupla de colesterol que precisa estar em harmonia são as apolipoproteínas a (APO A) e b (APO B); a primeira vai limpando toda a sujeira deixada pela segunda e precisa ser superior a ela para garantir que as artérias não sejam entupidas; ambas sofrem grande influência do nosso estilo de vida.

O último colesterol que trataremos é predominantemente genético (aqui nosso estilo de vida pouco faz diferença), uma grande “sujeira” com potencial enorme de entupimento das artérias e envelhecimento das valvas do coração, a temida lipoproteína a, abreviada como lp(a).

4. Homocisteína

Quem tem a homocisteína alta tem um risco maior de envelhecimento das artérias e veias, incluindo formação de coágulos e todas as suas consequências (tromboses venosas, embolia pulmonar, derrames cerebrais, infartos, etc.); algumas estratégias são necessárias para ajustar essa via metabólica e reduzir a homocisteína, dentre as principais está a manutenção de adequados níveis de vitaminas do complexo b (principalmente b6, b9 e b12).

5. Ferro

Pouco adiantará seu “motor” (coração e artérias) ser novo e bem feito, se o seu “combustível” for ruim, pobre, fraco…

Deficiências de ferro são uma das grandes causas de vários sintomas que levam o paciente a uma consulta cardiológica, pois este nutriente é fundamental para a produção das células vermelhas do nosso sangue, que transportarão oxigênio para todo o nosso corpo.

Observe seus exames e veja como está o metabolismo do ferro: ferro sérico, índice de saturação de transferrina e ferritina.

6. Tireóide

Uma glândula extremamente importante para o adequado funcionamento do nosso metabolismo; conhecida como a “maestrina” que controlará funções vitais: coração, cérebro, intestino, sono, humor, metabolismo do colesterol e do açúcar, retenção de líquidos, controle do peso, influenciará outras glândulas e hormônios, etc.

Será que ela está trabalhando direito? (TSH, T4 LIVRE, T3 LIVRE, ETC.)

Será que ela está sendo atacada pelo nosso próprio organismo (autoimunidade)? (ANTI-PEROXIDASE, ANTI-TIREOGLOBULINA, TRAB)

Será que ela tem os micronutrientes suficientes para funcionar direito? (METABOLISMO DO FERRO, VITAMINAS B, VITAMINA D, ZINCO, SELÊNIO, ETC.)

Seu coração merece o melhor cuidado possível

Como dito, quando comparado a um carro, o coração é o motor do nosso corpo. O sistema cardiovascular pode apresentar falhas que muitas vezes não dão sinais claros. Por isso, é extremamente importante a realização de check-ups regulares, que envolvem tanto exame de sangue, imagem, testes físicos e etc.

Cuidar do seu coração é investir na sua saúde e na sua longevidade!

Ir para o topo
Logo Pasteur

Sobre

O Pasteur

Unidades

Orçamento Empresas

Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Politica de Privacidade

Politica de Cookies

Serviços

Exames Laboratoriais

Check-Ups

Exames Genéticos

Sexagem Fetal

Teste do Pezinho

Toxicológico

Vacinas

Contato

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Logo Pasteur

Redes Sociais

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Posso ajudar?