Por que a vacinação é importante?
A vacinação é fundamental para proteger as crianças contra doenças graves, como as gastroenterites causadas pelo Rotavírus. Ela ajuda a prevenir complicações sérias e até mesmo óbitos, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade, que são mais vulneráveis a essas enfermidades.
ROTAVÍRUS
O Rotavírus é um vírus pertencente à família Reoviridae, que ocasiona diarreia grave, que é frequentemente acompanhada de febre e vômitos.
Atualmente, esse vírus é considerado como um dos maiores responsáveis pelos agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças com idade inferior a 5 anos, por todo o mundo. Na grande maioria dos casos, as crianças são infectadas logo nos primeiros anos de vida, no entanto, os casos mais graves ocorrem especialmente naquelas com até 2 anos de idade.
Sintomas da ROTAVÍRUS ?
Os sintomas das gastroenterites causadas pelo Rotavírus incluem:
Esses sintomas podem ser especialmente graves em crianças menores de 2 anos.
VACINA CONTRA ROTAVÍRUS
Esquema de Dose
Para crianças a partir de 6 semanas de idade:
Três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas.
Esquema padrão:
2, 4 e 6 meses de idade.
Possíveis Reações
Sintomas de gastrenterite ocorrem em casos raros
Indicação
Bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dia.
A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.
Cuidados para a vacinação
Crianças fora da faixa etária citada acima; com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos componentes da vacina ou por dose anterior da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.
Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária
Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária
ROTAVÍRUS
A vacina contra o rotavírus é constituída pelos vírus vivos atenuados, que protegem conta as gastroenterites causadas pelo próprio vírus. A aplicação é feita via oral, em um sistema de duas doses.
É especialmente indicada para evitar os quadros de gastroenterites graves provocados por esse tipo de vírus, entretanto, não protege contra a diarreia que teve como consequência outros agentes.