Por que a vacinação é importante?

A vacinação é fundamental para proteger as crianças contra doenças graves, como as gastroenterites causadas pelo Rotavírus. Ela ajuda a prevenir complicações sérias e até mesmo óbitos, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade, que são mais vulneráveis a essas enfermidades.

O que é

ROTAVÍRUS

O Rotavírus é  um vírus pertencente à família Reoviridae, que ocasiona diarreia grave, que é frequentemente acompanhada de febre e vômitos. 

Atualmente, esse vírus é considerado como um dos maiores responsáveis pelos agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças com idade inferior a 5 anos, por todo o mundo. Na grande maioria dos casos, as crianças são infectadas logo nos primeiros anos de vida, no entanto, os casos mais graves ocorrem especialmente naquelas com até 2 anos de idade. 

Quais são os

Sintomas da ROTAVÍRUS ?

Os sintomas das gastroenterites causadas pelo Rotavírus incluem:

  • Diarreia Grave;
  • Febre;
  • Vômitos.

Esses sintomas podem ser especialmente graves em crianças menores de 2 anos.

ADMINISTRAÇÃO DA

VACINA CONTRA ROTAVÍRUS

Esquema de Dose

Para crianças a partir de 6 semanas de idade:

Três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas.

Esquema padrão:

2, 4 e 6 meses de idade.

Possíveis Reações

Sintomas de gastrenterite ocorrem em casos raros

Indicação

Bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dia.

A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

ROTAVÍRUS

Cuidados para a vacinação

Crianças fora da faixa etária citada acima; com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos componentes da vacina ou por dose anterior da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Vacinação contra a

ROTAVÍRUS

A vacina contra o rotavírus é constituída pelos vírus vivos atenuados, que protegem conta as gastroenterites causadas pelo próprio vírus. A aplicação é feita via oral, em um sistema de duas doses.

É especialmente indicada para evitar os quadros de gastroenterites graves provocados por esse tipo de vírus, entretanto, não protege contra a diarreia que teve como consequência outros agentes.

Ir para o topo
Logo Pasteur

Sobre

O Pasteur

Unidades

Orçamento Empresas

Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Politica de Qualidade

Serviços

Exames Laboratoriais

Check-Ups

Exames Genéticos

Sexagem Fetal

Teste do Pezinho

Toxicológico

Vacinas

Contato

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Logo Pasteur

Redes Sociais

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Posso ajudar?