Por que a vacinação é importante?

A vacina contra varicela (uma doença viral) é 90% eficaz na prevenção da doença e 100% eficaz na prevenção de casos graves. Além da proteção individual, a vacina ajuda a proteger pessoas que não podem ser vacinadas, como bebês com menos de 1 ano de idade, mulheres grávidas e pessoas com imunodeficiência que não podem ser vacinadas contra a varicela. A vacinação de outras pessoas ajuda a proteger esses indivíduos de contrair a doença.

O que é

VARICELA (catapora)

A varicela, também conhecida como catapora, é uma doença viral altamente contagiosa que causa uma erupção cutânea com coceira e bolhas. A doença é geralmente leve, mas pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e até mesmo morte.

Quais são os

Sintomas da VARICELA (catapora)?

  • Erupções cutâneas (que podem causar feridas);
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular.
ADMINISTRAÇÃO DA

VARICELA (catapora)

Esquema de Dose

Duas doses da vacina varicela:
a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina SCR e, portanto, a vacina SCR-V pode ser usada nas duas doses.

Para crianças até 12 anos: o intervalo mínimo entre doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.

Em situação de surto na comunidade ou na creche/escola, ou ainda quando há um caso de varicela dentro de casa: a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses — essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada. A criança deverá tomar as duas doses de rotina, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses de idade.

Possíveis Reações

  • Vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

Em alguns casos, podem surgir algumas pequenas lesões causadas pelo vírus vicinal.

Indicação

É recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses).

Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora) devem ser vacinados.

VARICELA (catapora)

Cuidados para a vacinação

  • Pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior;
  • Gestantes;

Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor, devem ser consultadas por um médico para a indicação, pois muitas vezes os danos causados pelo adoecimento é maior que o risco oferecido pela vacina.

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Vacinação

VARICELA (catapora)

A vacina contra varicela é uma vacina atenuada, o que significa que ela contém o vírus da varicela enfraquecido (atenuado). O vírus atenuado é incapaz de causar a doença completa, mas ainda é capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus.

Ir para o topo
Logo Pasteur

Sobre

O Pasteur

Unidades

Orçamento Empresas

Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Politica de Qualidade

Serviços

Exames Laboratoriais

Check-Ups

Exames Genéticos

Sexagem Fetal

Teste do Pezinho

Toxicológico

Vacinas

Contato

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Logo Pasteur

Redes Sociais

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Posso ajudar?