Por que a vacinação é importante?

A febre tifoide é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Atinge a população, especialmente, em locais nos quais há problemas evidentes de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. A vacina é a melhor forma de se prevenir contra a doença.

O que é

FEBRE TIFOIDE

Diretamente relacionada a baixos níveis socioeconômicos, a febre tifoide é caracterizada como uma doença bacteriana aguda. Atinge a população, especialmente, em locais nos quais há problemas evidentes de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. É uma enfermidade que, se não for tratada corretamente, pode até matar.

Justamente por possuir esses fatores determinantes de condições sociais, a doença está praticamente eliminada em países que possuem boas condições de saneamento básico. Ela só aparece, no Brasil, de forma endêmica em regiões mais isoladas, ou seja, isso significa que ela atinge um grupo de pessoas específicas. Só encontramos epidemias da febre tifoide, em locais nos quais as circunstâncias de vida são mais precárias, em especial, nas condições vividas por populações das regiões norte e nordeste do país

Quais são os

Sintomas da FEBRE TIFOIDE?

Os sintomas da doença são:

  • Febre alta;
  • Dores de cabeça;
  • Mal-estar geral;
  • Falta de apetite;
  • Retardamento do ritmo cardíaco;
  • Aumento do volume do baço;
  • Manchas rosadas no tronco;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Tosse seca.

A principal complicação gerada para a pessoa que possui a febre tifoide é a hemorragia intestinal e pode levar à perfuração do órgão. A enfermidade pode infectar outros órgãos da pessoa. Outras complicações menores são:

  • Retenção urinária;
  • Pneumonia;
  • Colecistite;

A doença costuma ser menos grave em crianças e, além disso, é acompanhada por diarreias. Apesar de ser aguda, a febre tifoide evolui gradativamente. Por conta disso, em muitos casos, a pessoa infectada é medicada com antimicrobianos, por apresentar uma febre de etiologia não conhecida. Dessa maneira, o quadro clínico do paciente acaba sendo mascarado e a doença não é diagnosticada precocemente

ADMINISTRAÇÃO DA

VACINA CONTRA FEBRE TIFOIDE

Esquema de Dose

Uma dose. A vacina confere proteção por três anos, de modo que a revacinação pode ser recomendada após este período, se o risco de adoecimento persistir ou retornar.

Possíveis Reações

  • Febre baixa;
  • Fadiga;
  • Dor no local da aplicação.

Indicações

Para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
Não há contraindicação para essa vacina.

FEBRE TIFOIDE

Cuidados para a vacinação

Essa vacina não possui contraindicações.

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Consulte uma de nossas enfermeiras especializadas para obter orientações personalizadas sobre as vacinas recomendadas para cada faixa etária

Vacinação contra a

FEBRE TIFOIDE

A vacina tem a finalidade de proporcionar proteção contra a doença causada pela bactéria Salmonella entérica sorotipo Typhi. Em países com boas condições de saneamento básico, a enfermidade está praticamente extinta, portanto, a vacinação é recomendada apenas para pessoas que viajarão para regiões nas quais há epidemia da doença.

Ir para o topo
Logo Pasteur

Sobre

O Pasteur

Unidades

Orçamento Empresas

Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Politica de Qualidade

Serviços

Exames Laboratoriais

Check-Ups

Exames Genéticos

Sexagem Fetal

Teste do Pezinho

Toxicológico

Vacinas

Contato

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Logo Pasteur

Redes Sociais

19 3471-2294 sac@labpasteur.com.br
Posso ajudar?